RSS

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Funcho


Nome científico: Foeniculum vulgare MILL
Família: APIACEAE (UMBELLIFERAE)
Descrição da Planta
Originário da Europa é uma herbácea aromática Mede 80cm a 2m de altura e as suas folhas são verdes azuladas brilhantes. Com Flores pequenas amarelas. É popularmente conhecida como erva-doce.
Indicações Terapêuticas
Asma, anemia catarro nas vias respiratórias abcessos.
Modo de usar
Planta toda, por infusão: Carminativa, balsâmica, cólica das crianças diurética, digestiva.

Eucalipto


Nome de Família: Myrtacia
Nome Populares: Eucalipto-calipe
Nome Cientifico: eucalipto
Propriedade Medicinais: anti-séptico pulmonar desinfectante expectante, tónico geral
Indicações: Adenite, amígdalas, asma, corista, febre gripe, hemorragia, nevralgia pnaumonia, resfriado, rinite, rouquidão, sinusite, tuberculose
O Eucalipto foi introduzido em Portugal por volta de 1830, e expandiu-se sobretudo na segunda metade do séc.xx, dando origem a uma produção industrial de pastas de papel no Pais que já conquistou uma posição de destaque a nível Internacional.

Arruda


ARRUDA
Nome científico: Ruta graveolelen
Família
Rutaceae
Descrição da planta
Subarbusto forma touceiras, atinge até 1,5 m de altura tem folhas carnudas de cor cinzenta flores miúdas de cor amarela esverdeada. Modo de usar
Folhas por infusão (20g para 1litro de agua): em cataplasma.
Observações:
A Arruda é considerada uma planta potencialmente perigosa e a sua ingestão por infusão das folhas deve ser moderada. Não deve ser ingerido após as refeições nem por mulheres grávidas por ser muito tóxico.

Erva de gato


Erva de gato
Nome científico: Nepta sp
Nome popular: Erva-dos-gatos, Hortelã-de-gato.etc
Nome família: Lamiaceae
Origem: Europa, Ásia, e África
Ciclo de vida: Perene
O género nepta apresenta cerca de 250 espécies.
Indicações: Cólicas abdominais, bronquite crónica, febre, insónias e tosse.
Propriedades: Analgésico, anticatarro e calmante.
Partes usadas: Folhas, flores e ramos

Coentros


COENTROS
NOME VULGAR: coentros
NOME CIENTIFICO: Corianotrum sativum L.
Família: Apiaceae (umbellferae).
DESCRIÇÃO: ORIGINÁRIA da região sul da Europa, planta de porte herbáceo, ciclo anual e que pode atingir 1m de altura. AS folhas são alternas, coloração verde brilhante. Folhas, de coloração branca ou rósea. Fruto de coloração vermelha e castanho.
PARA QUE SERVE: ACIDEZ e dilatação estomacal, congestão no fígado, ansiedade, má digestão, espasmos e impurezas no sangue, gases, sudorífico, febre, sedativo etc.
MODO DE Usar: frutos secos, por infusão.

Camomila


Nome Vulgar: camomila
Nome científico: Matricaria chamomilla L
Família: ASTERACEAE (compositae)
Descrição da planta: é uma planta anual e muito ramificada chega até 50 cm de altura. Folhas alternas verde-claras com flores centrais de corola tubulosa amarela com pétalas brancas.
Indicações Terapêuticas
Trata com eficácia problemas tão diversos como indigestão e hiperacidez, enjoos em viagenscolicas, pele inflamada e sono fraco.
Modo de usar
Usa-se as folhas das plantas. Para infusão que depois pode ser usado através de chá para a tensão menstrual e baixa a febre.
Observação
Misturada ao chá de hortelã, combate gripes e resfriados.
Plantas inteiras, por infusão, em uso externo, queimaduras solares e eczemas.

Artemísia


Nome vulgar---Absinto
Nome científico---Absíntio
Família---ASTERACEAE
Descrição da planta---Aromática, profundamente recortada, verde-acizentada, coberta de pêlos muito finos e acetinados.
Indicações terapêuticas---Tem efeitos aperitivos e digestivos. Na medicina popular também se utilizava como vermífugo. No passado elaborava-se aguardente de absinto.
Observação---Um componente do óleo, é tóxica a graves problemas de saúde.

Barba de Milho


Nome vulgar: Barba de milho
Nome Cientifico: Zea mays
Família: Do Minho
Indicações da barba de Minho: Secas
O milho é um dos alimentos mais populares do mundo. As saudosas barbas castanhas que envolvem a espiga são um remédio precioso. De preferência em infunsão as barbas de milho actuam sobre o sistema urinária acalmando e protegendo os rins, bexiga e o aparelho urinário.
Uso Medicinais: barbas de Minho secas
Acções principais: demulcente Diurético anti-séptico urinário leve cicatriza feridas também previne as infecções do rins e bexiga.
Como fazer o chá. Usa 1 colher de sobremesa de barba de Minho cortada por cada chá e faça a infusão durante 15minutos beba até 5 chávenas por dia ou conforme necessário a acção.
Observação: uma pasta feita.
Com farinha do Minho e água dá uma boa cataplasma para extrair uma farpa e dolorosa: riscos desta planta não se conhecem nenhum na dosagem normal.

Hortelã


Hortelã
Nome vulgar: Hortelã.
Nome científico: Mentha piperita L.
Família: Labiatae:
Descrição:
Nativa da Europa e norte de África, tem ciclo perene e atinge até 80cm. As folhas são opostas e de forma oval. Possui bordas serrilhadas, ponta aguda e base arredondada.
Para que serve:
Fadiga geral, má digestão, flatulência, vómitos e enjoos na gestação, intoxicações asma, bronquite, sinusite, dores de dentes, nevralgia facial, vermes intestinais ( giraria e Tânia), resfriados e febres.
Modo de usar:
Folhas no chã.
Indicações:
São utilizadas 10 folhas por infusão
Gargarejo: dores de garganta.
Cataplasma: picada de insectos, dores de cabeça e juntas.

Salsa


Nome vulgar: salsa
Nome científico: Petroseselinum salivem.
Família: Apiaceae(umbellperae).
Descrição: Nativa da Europa e Geste da Ásia, de ciclo anual, atinge até 45cm de altura. As flores têm coloração amarela esbranquiçadas e estão agrupadas.
As sementes são bem pequenas e pretas.

PARA que serve: tem propriedades diuréticas, cistite, nefrite, inflamação da uretra, icterícia, menstruações difíceis, cólicas, hemorragia uterina.

INDICAÇÕES: A salsa é usada verde para chá.
MODO DE USAR: Planta toda por infusão.
Contra indicado para gestantes e lactantes.

Tomilho


TOMILHO
Nome vulgar: TOMILHO
Nome científico: Thymus vulgaris L.V
Família: Labiatãe
Descrição:
Nativa da Europa, é uma planta semi arbustiva, de ciclo perene e que atinge até 50 cm de altura. As folhas são pequenas, de formato linear, bordas enroladas para baixo. Flores pequenas de coloração rosada ou branca, tipo espiga.
Para que serve:
Combate a tosse, bronquite crónica, infecções gerais, inflamações de boca e garganta. Ajuda a eliminar gases intestinais. É cicatrizante nas picadas de insectos, feridas, queimaduras, reumatismo funciona como desinfectante. Estimula a actividade do cérebro, a circulação do sangue e é sudorífero (dormir melhor)
Modo de usar: sementes, folhas, e flores por infusão.

Cacto


Nome Vulgar: Cacto
Nome científico: Aloé Vera
Família: Liliaceae
Indicações terapêuticas:
Regeneradora da pele e dos cabelos combate vermes intestinais, prisão de ventre, problemas menstruais, problemas estomacais, feridas, queimaduras, psoriase, eczemas, reumatismos, ajuda a controlar formas de cancro, hemorróides e fortificante também do couro cabeludo.
Modo de usar:
As folhas em cataplasma, decocção, as folhas, principalmente a sua seiva é um anestésico e anti-séptico.
Observação: faz-se com esta planta um xarope:
São necessárias 3 folhas da planta que estejam bem gorda; meio kg de mel, 3 colheres de bagaço, ou whisky mói-se tudo muito bem depois mete-se numa garrafa escura e mete-se no frigorífico e toma-se 2 colheres 30minutos antes das principais refeições. Com este xarope cura-se varias doenças. Nomeadamente o cancro.

Erva Cidreira


Nome Vulgar: Erva-cidreira
Nome científico: Melissa Officinalis
Família: Labiatae
Descrição da planta:
É uma planta arbustiva 30cm a 90cm de altura, têm caules quadrangulares cobertas de pelos salientes, as folhas são ovais e tem as bordas dentadas e a face rugosa. As flores são brancas por vezes azuis e lilás, esta planta cultiva-se frequentemente em jardins como ervas aromáticas.
Serve: Para efeitos calmantes antiespasmódicos e antibacterianos e bem como antiviriais, por isso é utilizado para problemas nervosos, estômago, intestino problemas biliares, ou insónias, as folhas também diminuem os sintomas associados às infecções por herpes.
Como usar: São usadas todas as partes da planta verde ou seca em infusão.

Santolina


Nome Vulgar: Santolina chamaeciparissus
Nome científico: Abrotano-femea/guarda-roupa
Família: S. pinnata neopolitana, S.virens S. rosmarinofolia subesp.canescens
Descrição da planta: Folha persistente, com aroma intensa e penetrante, muito dividida, verde-prateada, folhagem sempre-verde em rosetas baixas.
Indicação terapêutica: flor e folha Pensa-se que, em decocção, matam os vermes intestinais e estimulam ligeiramente o fluxo menstrual.

Limonete

· Nome vulgar: Lúcia-lima/Limonete
· Nome científico: Lippia citriodora /Aloysia triphylla
· Nome de família: Verbenaceae
· Descrição da planta: Arbusto erecto 2/3 m, verde com cheiro suave; folhas com pecíolo curto, corola esbranquiçada.
· Para que serve: Melhora a digestão e acalma o desconforto no estômago, alivia gases e dilatação no abdómen é um auxiliar digestivo. Ajuda a depressão e previne insónias.
· Modo de usar: É mais eficaz em chá tanto em folhas secas como em folhas frescas.Observações: Pode ser usado como repelente de insectos.